Conheça a Dieta do Mediterrâneo ou Dieta Mediterrânea: Já ouviu falar que os povos do Mediterrâneo levam uma vida mais saudável, com mais disposição, menos índices de obesidade e o coração deles funciona muito melhor?
Sabe por que isso acontece?
É exatamente por sua dieta. A dieta do Mediterrâneo é o grande segredo da saúde desses povos e pode significar excelente qualidade de vida e alguns quilinhos a menos para você.
O Que é a Dieta Dieta Mediterrânea e Como Fazer?
Preparamos algumas dicas sobre a dieta do mediterrâneo, o que é, como fazer e os tipos de alimentos permitidos, confira as dicas…
O Que é a Dieta do Mediterrâneo?
A dieta do Mediterrâneo pode ser considerada como uma espécie de mudança no estilo de vida e a busca por uma alimentação mais saudável, afinal ela se baseia no consumo de alimentos frescos e naturais, como leite, azeite, frutas e legumes.
Por outro lado, os industrializados são deixados de fora, já que provocam não só o ganho de peso como também prejudicam o bom funcionamento do organismo.
Como Posso Aderir à Dieta do Mediterrâneo?
Para aderir à dieta do Mediterrâneo é preciso fazer algumas mudanças em seu cardápio do dia a dia.
Esqueça os Alimentos Industrializados
A primeira delas é esquecer que os industrializados existem.
Alimentos como salsichas, linguiças e outros ficam de fora, já que eles causam, além do ganho de peso, inflamações, retenção de líquidos e aumento de toxinas que prejudicam o bom funcionamento do corpo.
Consuma Peixes
Quem começa a fazer a “dieta do Mediterrâneo” precisa, ainda, incluir o peixe em sua dieta diária.
A recomendação é comer esse tipo de alimento ao menos duas vezes por semana, para equilibrar os níveis de ômega-3 no corpo.
Azeite Sempre!
Na hora de preparar e temperar saladas ou outros alimentos, substitua o óleo de soja pelo azeite ou por óleos vegetais, como os de canola, pois são ricos em gorduras que podem ajudar no funcionamento do coração.
Alimentos Integrais
Como prega o equilíbrio na alimentação, na hora de pensar no almoço ou no jantar da dieta do Mediterrâneo, dê preferência a opções integrais, como arroz, farinha ou macarrão.
Além de fazer muito bem ao corpo, esses alimentos contém altas doses de vitaminas, minerais e fibras.
Estas últimas são importantíssimas para regular o funcionamento do intestino e evitar problemas como a prisão de ventre, que causa grande incômodo e contribui para manter aquela sensação de inchaço.
Frutas e Verduras e a Dieta Mediterrânea
Na da sobremesa ou de montar o prato, não abra mão das frutas e verduras durante o dia. Além de ser ricas em vitaminas e minerais, verduras, legumes e frutas tem bastante fibra em sua composição.
A fibra alimentar, além de regular o funcionamento do intestino, ajuda a dar aquela sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer apenas por comer e auxiliando assim na perda de peso e controle do apetite.
Consuma Leite e Derivados
E, para finalizar, não se esqueça de consumir leite regularmente, para manter os níveis de cálcio de seu corpo bem equilibrados. Mas, para não atrapalhar a perda de peso, escolha opções desnatadas.
Produtos como leite, iogurtes e queijos brancos possuem menos gordura, mas as mesmas quantidades de vitaminas, minerais e cálcio. Assim, você manterá seu corpo saudável, ingerindo menos calorias.
Leia também: Como manter o foco na dieta e emagrecer
Recapitulando: Como Fazer a Dieta do Mediterrâneo
- Esqueça os alimentos industrializados;
- Consuma Peixes sempre;
- Use azeite sem moderação;
- Consuma alimentos integrais;
- Abuse das frutas e verduras;
- Consuma leite e seus derivados.
Referências para criação deste artigo:
https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-mediterranea.htm
Ficou interessado na dieta mediterrânea? Parece bem colorida? Então experimente e nos conte como foi sua experiência com ela.